quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os dirigentes "não dirigidos"





O último encontro das Redes Profissionais para o Futuro foi um momento de especiais e múltiplos significados.

Por um lado decorria o primeiro aniversário sobre a reativação da Associação de Antigos Alunos da ESB, agora Católica Porto Alumni Biotecnologia.
A ideia de homenagear o Professor Francisco Carvalho Guerra ocorreu quando pensávamos na melhor forma de assinalar este momento, e nos deparámos com um ponto dos Estatutos que refere o seguinte (cit. livre do Art. 4º):

Sócio Honorário: personalidade cujo contributo intelectual para a Associação e/ou para a ESB, seja de tal forma relevante que lhe seja atribuída tal distinção.

Ainda que possa ser discutível se para uma personalidade com a dimensão do Professor Carvalho Guerra, este minúsculo gesto seja realmente uma verdadeira distinção, para nós torna-se claríssima a relevância do contributo intelectual do Professor para o projeto impulsionador da ESB, e a inspiração para tantos dos seus ex-alunos.

Pela ocasião dos seus 80 anos, a celebrar em breve, os Alumni entenderam na última Assembleia Geral votar por unanimidade o Professor Carvalho Guerra como primeiro Sócio Honorário desta associação.
Ao mesmo tempo, juntámo-nos à Direção da ESB, e usando expressão feliz do Professor Emídio Gomes, agraciámos o Professor Guerra com a única coisa que simbolicamente lhe pode estar à altura: “o nosso Vinho do Porto”
Na presença da família e de outros professores de grata memória, um auditório praticamente cheio quis com um sonoro aplauso deixar ao Professor Guerra um enorme e sentido agradecimento.

Em simultâneo, tivemos o singular privilégio de beneficiar da intervenção do Professor José Fernando Pinto dos Santos, atualmente a lecionar no MIT (EUA) e no INSEAD (França), entre outras escolas de gestão.
Com a sua habitual clareza de raciocínio, transportou-nos para uma atualíssima reflexão sobre as exigências colocadas aos Gestores e Dirigentes em geral.
Só a escravatura do relógio, ou a pontualidade que habitualmente se respeita nos encontros das Redes, fez terminar a sessão de esclarecimentos, que de outra forma se prolongaria, sem cansaço, noite a dentro.

A circunstância impõe também um agradecimento a todos os que se empenharam e empenham no esforço de mobilização dos antigos alunos, que tem sido extremamente gratificante de testemunhar.

Após o Verão haverá mais atividades.

Fotos, vídeos e tópicos de discussão irão estando a ser colocados no ÀgoraCampus, a plataforma web do universo ESB.

Sem comentários:

Enviar um comentário